Serviços online podem ajudar profissionais a se recolocarem no mercado de trabalho ou apenas divulgar seus serviços 

 

Sites de emprego grátis, como o OmeiO e o LinkedIn, permitem procurar vagas de trabalho sem sair de casa e sem gastar dinheiro. Nesses sites você pode divulgar seu tipo de serviço, onde você preenche um currículo e os contatos podem ser mediados entre empresas ou usuários e candidatos. Para isso, basta preencher um cadastro, confirmar a inscrição por e-mail e aprimorar o perfil profissional. Além disso, a maioria dessas plataformas também oferece ferramentas que facilitam o processo, como alerta de vagas, cursos de aprimoramento de carreira e opções de assinatura de serviços que ampliam a visibilidade do currículo.

Antes de começar a se cadastrar nos sites, é bom evidenciar que é importante manter seu cadastro atualizado e montar um perfil mais profissional  e coerente com a sua experiência e com objetivos claros. Além disso, usar uma boa foto e revisar tudo antes de publicar. Uma outra dica é escolher palavras-chave que façam a diferença nos filtros de busca dos empregadores, os sites fazem uma varredura quando alguém pesquisa seja no Google, por isso o capricho te faz ficar no topo das pesquisas. Para isso, você pode pesquisar os termos mais utilizados na sua área de atuação. Confira na listas a seguir os sete sites que selecionamos para divulgar serviços ou procurar emprego. 

1. Vagas

Vagas.com tem como um de seus diferenciais o fato de que a maioria das empresas disponibiliza seus testes na própria plataforma, como conhecimentos em língua portuguesa, inglesa, raciocínio lógico, entre outros. O site conta ainda com um teste de personalidade, que costuma ser solicitado pelas companhias cadastradas, e atualmente conta com mais de três mil empresas ativas no sistema. Além da versão web, é possível baixar o app do serviço no Google Play ou na App Store.

 

 

 

 

 

2. OmeiO

OmeiO.com.br  é a mais nova plataforma de emprego e serviços e promete que será sempre totalmente gratuito para todos usuários.

A novidade do site é que além de não cobrar mensalidade ou bloquear outros acessos, a plataforma disponibiliza uma rede social dentro da navegação, onde se pode divulgar mais ainda os serviços e até interagir com outros membros, outra inovação é que não existe relação empresa empregado, e sim usuário para usuário, por exemplo: o contratante que busca uma diarista pode entrar fazer um cadastro e ele mesmo procurar a que mais se adequada ao que precisa, a varredura do site ainda pode fazer uma busca mais detalhada buscando os profissionais mais próximos do local de serviço, assim economiza tempo. Todos os contatos ficão disponíveis no perfil, é livre para contratar. O site esta em fase inicial e além da versão web já disponibiliza um app beta no Google Play e em construção a versão para IOS.

 

3. LinkedIn

LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com mais de 600 milhões de usuários. O site é utilizado por grandes marcas para garimpar talentos. Os inscritos na rede podem seguir empresas e profissionais de vários países e ainda têm espaço para escrever artigos. Na versão Premium, que pode ser testada gratuitamente por um mês, o candidato tem acesso a cursos com certificação em diversas áreas. Disponível na versão web e em aplicativos para celulares AndroidiPhone (iOS), a rede social também possui extensão para Google Chrome.

 

4. Trabalha Brasil

Antes conhecido como Sine, o site Trabalha Brasil (www.trabalhabrasil.com.br) conta com mais de um milhão de vagas distribuídas em vários estados brasileiros. A plataforma é bastante intuitiva e fácil de usar: ao encontrar uma vaga interessante, basta encaminhar o currículo para a empresa contratante. Em cada anuncio também aparece a opção “Ajude um amigo” que permite enviar a mesma vaga para outra pessoa. Outro serviço interessante é um levantamento da média nacional de salário de diversas funções.

 

5. Jooble

Inspirado no Google, o Jooble (br.jooble.org) funciona como um agregador que reúne em um único ligar ofertas de vagas para determinado perfil de candidatos, mas que foram divulgadas em diferentes sites. Ao selecionar um cargo de interesse, o candidato é direcionado ao anúncio original. A desvantagem da ferramenta é que algumas vagas encontradas são disponibilizadas em sites pagos.

 

6. Emprega Brasil

O Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) é uma plataforma online do Ministério do Trabalho que disponibiliza um banco de vagas de acordo com o perfil e os objetivos profissionais do candidato. O site oferece serviços como consulta ao seguro-desemprego, abono salarial e carteira de trabalho digital. Para ter acesso, é preciso preencher um cadastro com seus dados pessoais e criar uma senha. Depois, é só fazer o login na área do trabalhador e montar o currículo na opção “perfil profissional”. Caso queira se candidatar a uma das vagas que o sistema apresenta, é só manifestar interesse e agendar seu processo seletivo. A ferramenta também possui acessibilidade em Libras.

 

7. Trampos

Com uma linguagem mais descolada, o Trampos (trampos.co) surgiu em 2008 para ajudar profissionais da área de Comunicação e Tecnologia da Informação a se recolocarem no mercado de trabalho. Mais de seis mil empresas entre startups, agências, produtoras, e-commerces e grandes corporações estão cadastradas no site. A assinatura Prime dá direito a vários benefícios, como visualizar vagas antes da publicação, descontos nos cursos do Academy (plataforma de cursos online do Trampos) e 45 dias gratuitos na assinatura do Canva.

<

p data-track-category=”Link no Texto” data-track-links=””> 

Responder

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.